sexta-feira, 13 de março de 2009

Segundo Ano

Usem como guia!!! SEMPRE LEIAM O LIVRO!!!

Abraço

Prof. Eduardo

Anexos Embrionários: http://www.megaupload.com/?d=34DIYAJS
Embriologia Animal: http://www.megaupload.com/?d=RXK502RO
Espermiogênese: http://www.megaupload.com/?d=S309HMSM
Ovogênese: http://www.megaupload.com/?d=G9FT0DVQ
Processos Reprodutivos: http://www.megaupload.com/?d=6WP4PB2O

Primeiro Ano

Baixem e usem como guia de estudo!
Não se esqueçam: o que vale mesmo é o livro!!

Abraços

Prof. Eduardo
Respostas das questões dissertativas do livro texto!

QUESTOES DISSERTATlVAS
30. a) A hipótese testada por Jenner foi a de que a varíola bovina protege contra a varíola humana, ou seja, se uma pessoa contrair varíola bovina ela se torna imune a variola humana. b) Ele inoculou, em uma criança de oito anos, material retirado de erupções cutâneas das mãos de uma ordenhadora atacada por varíola bovina. Após dois meses, repetiu 0 procedimento com material coletado de erupções cutâneas de uma pessoa atacada por varíola humana. Como Jenner previra, a criança não desenvolveu a forma grave da doença.
31. a) A hipótese de van Helmont era a de que a matéria inanimada pode gerar vida, em determinadas condições (hipótese da geração espontânea ou abiogênese). b) Um exemplo de experimento para testar essa hip6tese e: coloca-se, em duas caixas de sapato, uma mistura de papeis picados, ração para cães, serragem e pedriscos; uma das caixas deve ser tampada e embrulhada com plástico resistente, ou colocada em uma gaiola de tela muito fina: ela será 0 controle experimental; a outra caixa deve ser mantida aberta. Essas caixas devem ser colocadas em condições ambientais semelhantes, princi­palmente onde haja ratos, camundongos, baratas etc., e observadas durante 15 dias a um mês. c) Se 0 local onde forem colocadas as caixas for propicio ao aparecimento de ratos, como no caso do experimento de van Helmont, apenas nas caixas abertas aparecerão ratos, mostrando que eles não se desenvolvem espontaneamente; se fosse assim, os rates deveriam aparecer também nas caixas fechadas.

32. A hip6tese testada por Miller foi a de que substancias orgânicas poderiam ter se formado nas condições supos­tamente existentes na Terra primitiva, sem a participação de seres vivos. A partir dessa hip6tese, ele deduziu que em um sistema que simulasse as supostas condições da Terra primitiva deveria haver síntese abiológica de compostos orgânicos.

Citologia - Membrana Plasmática: http://www.megaupload.com/?d=VHBJBG2Y
Visão Geral da Célula: http://www.megaupload.com/?d=R83HSEO1
O que é vida? http://www.megaupload.com/?d=0AVLRIB4
Origem da Vida: http://www.megaupload.com/?d=EI5JW6RI